Playlist Oganpazan – Música Instrumental Brasileira

 

Lista da pesadPlaylist Oganpazan - Música Instrumental Brasileiraa mostrando a diversidade da música instrumental brasileira contemporânea.

Não precisa cantar, basta tocar, música não é palavra é som, quando a palavra aparece não passa de mero acessório.

Mas por incrível que pareça acabamos solidificando o senso comum de que música tem que ter letra, tem que fazer sentido, tem que ser compreendida. Há excessos e barbaridades ditas a cada esquina, entre a mais comum o velho mantra que condena os que ouvem músicas da gringa.

Há sempre um sentinela de plantão pronto a dizer coisas do tipo “Como você sabe que não estão te xingando“, “Não sei que graça tem ouvir algo em outra língua, já que não dá pra entender o que o cara tá cantando!” Esse tipo de opinião acaba tendo como causa a própria indústria musical que fomenta a produção de músicas sustentada na ideia de que música tem que ser cantada.

Esta lista mostra que antes de tudo a música é tocada. Bom, até pode ser cantada, mas isso não é o fator determinante. Pesquisando perfis via soundcloud achamos bandas brasileiras fazendo música instrumental de extrema qualidade.

As influências são diversas, passando por big bands, afrobeat, jazz, choro, frevo, até por gênero pouco comuns ao instrumental como o garage rock, psicodelic rock, indie, metal e hardcore. Não só a diversidade de gêneros se mostra neta lista, mas também a diversidade regional. São bandas espalhadas por todo Brasil dedicada a demolir o senso comum que exige letras nas música.

Estão em nossa lista as seguintes bandas: Bixiga 70, Camarones Orquestra Guitarristíca, Spokfrevo, Pali OJC, Aloha Haole,Pata de Elefante, Retrofoguetes, Orquestra Abstrata, Mamma Cadela, Ubella Preta, Ruído Por Milímetro, Macaco Bong, The Tape Disaster, Vendo 147, Fernando Sanches, Burro Morto eJoseph Tourton.

Deixe um comentário